quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ê trem bão, tá chegando o Arraiá do Spanta!


Vai tirando a beca caipira do armário qui o Arraiá do Spanta tá de vorta, meu povo! Intão anota aí que é pra num isquecê: dia 16 de juio, a partir da 15hs.






Ocê vai curti muitas brincadeiras, casamento caipira, cumidas e bebidas  diliciosas que só e , claro, muita formozura!



                                                           Arraiá do Spanta 2010



Arraiá do Spanta 2010


Arraiá do Spanta 2010


O Arraiá do Spantinha vai tê tanta diversão, que é pra gente miúda nenhuma botá defeito... Vão se divertí pra valê!



Arraiá do Spanta 2010


Pra dançá coladim, quem vai emablá o povo pé de varsa é João Gabriel com um sertanejo universitário arretado de bão, o grupo Virimexe e o Sotaque Nordestino. É prá forrezeá - e sambá também - a noite intera, vice?!



Arraiá do Spanta 2010

E se ocê não qué ficá di fora dessa festança porreta e qué sabê como comprá seus cunvites, espicha os óio nessas informações aqui ó.


Inté!!!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Melhores Momentos do Morro de Alegria

No útlimo sábado, o pessoal que não pegou a estrada no feriadão foi agraciado com um dia lindo de sol que ressaltou ainda mais o colorido deste Morro de Alegria! E quem esteve por lá colocou mais cor nesse mosaico do samba – e do choro!


Por falar nisso, a roda de chorinho do bar do Seu Antônio, embalada pelos músicos do grupo Os Boêmios, teve a participação da dupla de choro mais que afinada Zé da Velha e Silvério Pontes. Quem subia para a quadra da Mocidade Unida do Santa Marta, já fazia um pitstop para curtir um chorinho de primeira na ladeira!


 Zé da Velha no trombone e Silvério Ponte no trompete 
Foto: Ricardo Gama


Silvério Pontes    Foto: Ricardo Gama



Foto: Ricardo Gama



Subindo mais um pouco, já dava pra sentir que a animação só ia aumentar pela noite adentro nas rodas de samba da Quadra e do Cantão.


Foto: Ricardo Gama


Foto: Ricardo Gama


A roda do Samba do Trabalhador veio do Andaraí direto para a quadra do Santa Marta. Os sambistas tocaram incansavelmente durante 5 horas seguidas praticamente, com um repertório da mais alta qualidade. Não podia ser por menos, já que Moacyr Luz era o anfitrião desta roda! E ele recebeu os artistas convidados Áurea Martins, Roberta Espinosa e Wanderley Monteiro que engrossaram esse coro com maestria.


Moacyr Luz  Foto: Ricardo Gama


 A ilustre Áurea Martins Foto: Ricardo Gama

 Roberta Espinosa solta o vozeirão 
Foto: Ricardo Gama


Wanderley Monteiro Foto: Ricardo Gama

A galera foi um show à parte e cantou em altos brados os sucessos entoados pelos cantores.
E para coroar essa noite colorida, a bateria com os meninos do Projeto Spanta Neném arrepiou e fez a alegria pulsar mais forte na batida do samba-enredo. Ninguém ficou parado!


  Foto: Ricardo Gama



 Foto: Ricardo Gama


Foto: Ricardo Gama




 Foto: Ricardo Gama



Essa animação transbordava por todos os lados e na roda do Cantão não foi diferente! Um espaço democrático onde samba, cerveja e diversão fizeram o refrão deste Morro de Alegria!


 Foto: Ricardo Gama


O samba tem a mistura no sangue e o Brasil é o país da miscigenação, um caldeirão de pessoas com credos, 
cores, regionalidades, classes e DNA diversos!

Pois neste último sábado, toda essa mistura fez parte de apenas uma unidade: a da alegria. A que o evento traz no nome e a que o samba naturalmente já promove!

Dá uma olhada na nossa galeria com as melhores fotos deste Morro de Alegria!

domingo, 26 de junho de 2011

Obrigado a todos!

Obrigado a todos os que viveram e curtiram o movimento do “Morro de Alegria”! Sem vocês, esse sonho não seria possível... Mais uma vez, a gente agradece por toda a alegria de cada um de vocês.

Toda a renda do evento será revertida para o Projeto Social Spanta Neném, que atende a cerca de 100 crianças do Santa Marta. A garotada tem aulas de cavaquinho, violão, percussão e flauta e ainda recebe reforço escolar.

Amanhã tem galeria de fotos e o post com os melhores momentos aqui no blog! Fica de olho!

sábado, 25 de junho de 2011

Já começou o “Morro de Alegria”

Salve galera! A festa no Santa Marta já começou! Venha viver uma experiência inesquecível num ambiente fora da realidade de muitos cariocas. É a união do morro e o asfalto num ritmo perfeito!

Se você não conseguiu comprar seu ingresso, venha conhecer a comunidade, beber uma cerveja gelada num dos barzinhos daqui, aproveitar o samba no Cantão e se emocionar com o chorinho na subida da ladeira! Os convidados de hoje prometem fazer uma linda roda especialmente pra você.

Ainda dá tempo, chega mais!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

É amanhã o “Morro de Alegria”!

É amanhã o dia da alegria! E a tristeza não pode pensar em chegar... 



A ladeira, o choro, o samba no Cantão, a roda de samba na quadra da Mocidade Unida do Santa Marta e a bateria do Projeto Social Spanta Neném!  



Não deixe de conhecer a Laje Michael Jackson, o ponto turístico mais alto e lindo do Santa Marta. Lá, você encontra uma vista de tirar o fôlego! O passeio é incrível, você sobre de bondinho e conhece ainda mais essa comunidade maravilhosa!


“Morro de Alegria”: mais que um evento, um movimento!
25 de junho, a partir das 16h, no Santa Marta

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Zé da Velha e Silvério Pontes

Se a maior dupla de choro dos 40 era formada por Pixinguinha e Benedicto Lacerda, pode ter a certeza que o trombonista Zé da Velha e o trompetista Silvério Pontes são os maiores da atualidade.


Zé da Velha nasceu em Sergipe e desde pequeno foi influenciado musicalmente pelo pai alfaiate, flautista e saxofonista amador. Aos 15 anos, já no Rio de Janeiro, passou a tocar trombone e logo ficou amigo de músicos de gafieira, sambistas e chorões da Velha Guarda, como Donga, João da Baiana e Pixinguinha. Seu contraponto já virou uma marca registrada e o fez levar a sua música para muitos países mundo afora.

O trompetista Silvério Pontes nasceu no interior Rio e atualmente se dedica à música brasileira e ao choro. Filho de trompetista, sempre gostou de música e, aos 17 anos, foi estudar na Escola de Música Villa Lobos. Sua primeira turnê surgiu a convite de Luiz Melodia. Ele passou 12 anos na Banda Vitória Régia de Tim Maia e tocou com artistas como Elza Soares, Ed Motta, Cidade Negra e muitos outros.
Desde 1995, Silvério Pontes e Zé da Velha estão juntos, encantando a todos nos quatro cantos do país. Eles já gravaram 5 discos, com direito a uma indicação ao 9º Prêmio Sharp de Música (“Só Gafieira”, em 2005), estão em no auge e esse ano comemoram 25 anos de jornada.
A dupla sabe recriar como ninguém temas de Pixinguinha. Prova disso foi o disco “Só Pixinguinha” (2006), com participações de Yamandu Costa, Joel Nascimento e Cristóvão Bastos. O álbum contou com canções influenciadas pelo samba, o maxixe e a gafieira, sem abandonar a essência do choro.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Roberta Espinosa e a mistura de ritmos musicais

A carioca da gema Roberta Espinosa é uma das maiores revelações da MPB. Quem olha para a cantora não imagina que ela começou a carreira musical quando tinha apenas 16 anos.


Roberta Espinosa é mestre em misturar ritmos. O seu som é moderno e tem um toque de jazz, funk, ciranda, ijexá, samba e bossa nova. Ela herdou de sua mãe o gosto por Elis Regina e puxou do seu pai a admiração por artistas como Tim Maia e Paulinho da Viola.

Com muito charme e malemolência, a cantora adora dar uma canja numa boa roda de samba. Nos palcos, ela já esbanjou seu talento em casas noturnas como o Sacrilégio, Rio Scenarium, Bar da Ladeira e Teatro Odisséia, onde estrelou o projeto “Vozes da Lapa”.

Olha só como essa linda jovem sabe fazer samba:



Fonte: Home Roberta Espinosa

terça-feira, 21 de junho de 2011

Quiosque do Português no "Morro de Alegria"

Se você adora uma boa caipirinha, vai amar conhecer o Quiosque do Português, famoso pelos seus milhares de tipos, cores e sabores! Os drinks são considerados os melhores do Rio! O barzinho já virou xodó dos cariocas e o sucesso é tanto que o point chega a vender cerca de 2.500 doses por mês!





E a boa notícia é que o Quiosque do Português já confirmou sua presença no "Morro de Alegria" que vai rolar no próximo sábado (25) no Santa Marta! Experimente essas deliciosas combinações de caipirinhas!

Quer ficar com água na boca? Olha só quais os sabores que você vai encontrar por lá: limão, maracujá, melancia, lima da pérsia, tangerina com gengibre e morango com amora.



Quiosque do Português
Av. Delfim Moreira, em frente a Rua José Linhares, no Leblon, Zona Sul do Rio

A vida do compositor Wanderley Monteiro

Wanderley Monteiro é um cantor, compositor, instrumentista e cavaquinhista de altíssimo gabarito. Um dos mais novos compositores do Pagode da Tamarineira, do bloco Cacique de Ramos, ele compôs seu primeiro samba quando tinha apenas 20 anos.

Reprodução

Ele já tocou com Dona Ivone Lara, Monarco, Nelson Cavaquinho, Wilson Moreira e teve suas canções gravadas por Beth Carvalho (“Água de chuva no mar”), Dorina (“Não vou me iludir”) e Tia Surica da Velha Guarda da Portela (“Manto de beleza”).

Reprodução

Em 2004, lançou o seu primeiro álbum: “Vida de Compositor”, produzido pelo mestre Paulão 7 Cordas. Beth Carvalho fez uma participação especial na canção “Água de chuva no mar” e sua mulher, a cantora Iracema Monteiro, soltou o gogó nas músicas “Linda cigana”, com Délcio Carvalho, “Quem me dera coração” e “Papo Amador”, com Zé Luiz e Luís Carlos Máximo. O disco conta ainda com a faixa-título “Vida de compositor”, uma parceria com Álvaro Maciel.



Fonte: Dicionário Cravo Albin

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Promoção: O que faz você morrer de alegria?

Quer ganhar 1 par de convites para o evento "Morro de Alegria", no próximo sábado (25), no Santa Marta? Para participar, você precisa comentar no blog o seguinte:

O que faz você morrer de alegria?

As 3 respostas mais criativas ganham o par de ingressos!

*Garanta logo o seu e não perca tempo! Você pode mandar a sua resposta até o dia 22/06 às 22h. 
**O resultado será publicado no dia 23/06 até às 10h. 
***Lembrando que cada participante deve postar apenas 1 comentário, caso contrário, será eliminado da promoção! 
****Boa sorte!!!

Áurea, a diva da música popular brasileira

A cantora carioca Áurea impressiona com seu timbre aveludado e versatilidade no palco. Ela é quase uma diva do samba, considerada por muitos uma das melhores cantoras brasileiras da atualidade. Alguns de seus ilustres fãs são Elizeth Cardoso, Hermínio Bello de Carvalho, Zezé Gonzaga, Alcione e Beth Carvalho.

Sua carreira começou ainda nos anos 60 e sua história musical é de encher os olhos. Ela participou de festivais e song books de gênios como Chico Buarque (Atrás da Porta) e Tom Jobim (Se é por falta de adeus). Na década de 90, ela cantou lindamente a canção “Barranco”, de Nei Lopes e João de Aquino, no álbum “Bordões”, em celebração aos 50 anos de Aquino.

Reprodução

No novo milênio, 2003, ela lançou seu primeiro disco “Áurea Martins”, que contou com a participação pra lá de especial de Nelson Cavaquinho na faixa “Homenagem ao mestre Cartola”. O repertório contou com algumas joias da música popular, como Liberdade (Dona Yvonne Lara e Délcio Carvalho), Morro velho (Milton Nascimento), Cidade vazia (Baden Powell e Lula Freire), João Valentão (Dorival Caymmi) e Cidade vazia (Baden Powell e Lula Freire) e Peito vazio (Cartola e Elton Medeiros).

Alguns anos depois, em 2007, ela lançou o CD “Até Sangrar”, produzido por Hermínio Bello de Carvalho e coproduzido pelo pianista Zé-Maria Camilotto Rocha. Em 2009, foi consagrada com o “Prêmio da Música Brasileira” como melhor cantora na categoria MPB. No ano passado, ela lançou mais um álbum, “Depontacabeça”, numa comemoração aos seus 70 anos de idade e 50 de carreira.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Bar da Portuguesa no "Morro de Alegria"

O tradicional e premiado Bar da Portuguesa, é um clássico no subúrbio do Rio. Perto da estação da Leopoldina, ali em Ramos, o boteco tem deliciosos quitutes preparados especialmente por Dona Donzília Gomes, portuguesa radicada no Brasil desde 1968.

O Bar da Portuguesa vai trazer alguns de seus petiscos saborosos para o próximo "Morro de Alegria" (25): Sopa de Leão Veloso, Sopa de Siri e a marca registrada da casa, o bolinho de bacalhau. Experimente!

Para quem gosta de samba, é bom saber que o barzinho tem uma importância histórica sem igual. Foi lá o encontro entre o mestre Pixinguinha e o violonista Baden Powell. O francês Pierre Barouh registrou o momento no documentário "Saravah" (ainda bem!).

Fonte: Guia Rio Oficial

Bar da Portuguesa
Rua Custódio Nunes, 155, Loja D, Ramos, Zona Norte do Rio

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Samba do Trabalhador no "Morro de Alegria"

A roda do Samba do Trabalhador é mais um dos grandes movimentos do samba, como o Cacique de Ramos, onde surgiram nomes consagrados da música popular como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Arlindo Cruz e Fundo de Quintal. Ela acontece todas as segundas-feiras, no Clube da Renascença, no Andaraí, subúrbio do Rio. Criado na década de 50, o lugar é muito especial: surgiu como um reduto do movimento negro e é até hoje sinônimo de diversão.

 Reprodução

O cantor e compositor Moacyr Luz criou a roda que conta com a nata dos sambistas cariocas. São eles: Gabriel (cavaco e voz), Daniel (violão de 7 cordas), Alexandre Marmita (cavaco e voz), Álvaro (repique de mão, caixa e voz), Luiz Augusto (tantan e repique de anel), Visual (surdo), Júnior (pandeiro), Thiaguinho da Serrinha (percussão geral e voz), além do grande Moacyr (violão de 6 cordas e voz). 
Reprodução

O sucesso foi tanto que o grupo já lançou CD e DVD com os artistas que fizeram história numa das mais elogiadas rodas da Cidade Maravilhosa. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer, a novidade é que esse samba vai rolar solto na próxima edição do “Morro de Alegria”, no dia 25 de junho, às 16h, no Santa Marta!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Hoje tem Oficina de Percussão do Spanta!

O carnaval é logo ali... E para não perder o ritmo a gente te convida para conhecer a Oficina de Percussão do Spanta.

As aulas já começaram e ainda dá tempo de se inscrever. Todo mundo pode participar e aprender a tocar que nem uma ritmista de uma escola de samba!


Funciona assim: os alunos são divididos em grupos, de acordo com o instrumento escolhido. E depois das orientações de nossos mestres, juntamos todo mundo numa perfeita bateria. É inesquecível.

Lembrando que não precisa levar instrumento. É só chegar que a quadra é sua...

Oficina de Percussão do Spanta
Todas as segundas, das 19h às 21h
Quadra da Mocidade Unida do Santa Marta – Santa Marta, Botafogo
Maiores informações: contato@spantanenem.com.br

sexta-feira, 10 de junho de 2011

"Morro de Alegria", 21 de maio

A 7ª edição do "Morro de Alegria" homenageou o mestre da cuíca Ovídio Brito e a euforia tomou conta do Santa Marta! A galera subiu o morro, curtiu o chorinho na ladeira, o samba do Cantão e o show de Marcelinho Moreira, Thais Macedo, Igor Sorriso, Paulinho da Aba e os incríveis músicos do Toque de Prima. Isso sem falar na linda apresentação das crianças do Projeto Spanta Neném, que deixou o nosso coração pulsando em batidas de felicidade! Confira uma palinha do dia aqui:

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Rádio Comunitária Santa Marta

Se você estava com saudades da Rádio Comunitária Santa Marta, já pode comemorar: ela estará de volta muito em breve! No dia 31 de maio, a associação foi oficialmente fundada. De acordo com o locutor da rádio, o Rapper Fiell, a rádio havia sido fechada ilegalmente.

"A Anatel e a Polícia Federal não tinham mandado de busca e apreensão ou documento formal em nome da rádio comunitária Santa Marta FM. Ironia ou não, a emissora teve seu transmissor apreendido e fomos conduzidos à delegacia da Polícia Federal no dia 03/05, quando se comemora o dia mundial da liberdade de imprensa", conta o locutor.

Reprodução

Rádio Comunitária Santa Marta sempre realizou um excelente trabalho no morro e é uma rica fonte de informação para os moradores da comunidade. Para quem não sabe o que é uma rádio comunitária, o Rapper Fiell explica: "é uma emissora sem fins lucrativos que atende à comunidade, com pluralidade na programação". Lá, o microfone fica aberto para o morador do Santa Marta e todos os locutores são voluntários.

Com uma programação diária e eclética, o ouvinte tem a oportunidade de entrar ao vivo pelo telefone, email ou até ir diretamente aos estúdios. E quando a gente perguntou a data que a rádio volta ao ar, o Rapper Fiell se mostrou otimista: "Acreditamos que logo, logo voltaremos na FM. Iremos enviar o pedido para Brasília “Ministério das comunicações” e voltaremos com força total".

terça-feira, 7 de junho de 2011

Bar da Gema é o grande campeão do Comida di Buteco

Lembra do festival Comida di Buteco que a gente falou aqui no blog? O vencedor da 4ª edição do concurso foi o Bar da Gema, o mesmo que levou alguns de seus deliciosos quitutes para o "Morro de Alegria" (bolo de feijão gordo, bolinho nordestino e o caldo de batata baroa com queijo curado).

"Doce Subsolo do Buteco"- Crédito: Comida di Buteco

Com o prato batizado de "Doce Subsolo do Buteco", o bar da Tijuca desbancou mais de 30 candidatos e conquistou o júri de especialistas e a opinião popular. A combinação é dar água na boca: tutu de feijão preto, com carne seca desfiada, couve, creme e aipim e zeste de laranja montado em camadas.

O Comida di Buteco 2011 resgatou a culinária brasileira de raiz, num passeio que busca a influência dos portugueses, nossos colonizadores, e os índios nos ingredientes da nossa típica feijoada. Os concorrentes precisaram provar que sabem temperar uma boa feijoada, usando pelo menos um dos ingredientes básicos (feijão preto, carne seca, laranja ou farinhade mandioca) no seu petisco.

Conheça os melhores aqui:

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Retratos da Oficina de Percussão

A bateria mais animada do Rio voltou com tudo e mais alguma coisa! É a Oficina de Percussão do Spanta trazendo seus foliões para o Santa Marta, essa comunidade linda que a gente tanto adora. O mesmo lugar onde funciona a Escola de Música Spanta Neném, projeto social idealizado e totalmente financiado pelo bloco, que oferece aulas de música para 100 crianças da região.

O ziriguidum tomou conta da quadra da Mocidade Unida do Santa Marta e fez o coração de todo mundo pulsar em batidas de felicidade! Olha só essa palinha pra você sentir o clima maravilhoso da primeira aula de percussão da nossa oficina:




Oficina de Percussão do Spanta Neném
Todas as segundas, das 19h às 21h
Quadra da Mocidade Unida do Santa Marta - Botafogo