quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Entrevista com Caliquinho!



Hoje o Spanta fez uma entrevista com o grande Mestre Caliquinho!
Quer conferir?



Spanta:  Como surgiu o apelido Caliquinho?
Caliquinho: Veio do Mestre Tião Belo e do Mestre Filipão. Sabiam que eu era filho do Calico e perguntaram meu nome. Falaram que Jefferson seria dificil de lembrar e então na hora mesmo me apelidaram de Caliquinho. E foi assim que o mundo do samba foi me conhecendo...era o filho do Calico, o Caliquinho.


Spanta:  Como começou no mundo do samba?
Caliquinho: Lembro que eu ficava na Escola de Samba da comunidade Santa Marta, querendo fazer um ritmo, mas o Mestre Tião Belo não deixava. No final do samba, quando vários dos ritmistas já tinham ido embora, ele me chamava e me deixava fazer um barulho. Era muito disputado participar da bateria do Tião Belo, então só me deixava entrar no final. Durante a semana eu saía do colégio e já ficava na quadra ajudando ele. Acabei sendo o fiel dele e é assim até hoje.



Spanta: Como consegue conciliar os blocos, as escolas de samba, shows que você comanda com toda sua agenda do carnaval?
Caliquinho: É.. as coisas foram crescendo, graças a Deus tem vários blocos que a gente comanda. A gente divide: eu vou pra um lado, meu irmão vai pra outro, meu sobrinho agora também já comanda uma bateria... Tem também o Tião, o Sidney, o Léo. Então a gente vai fazendo isso, porque são muitos blocos, escola de samba.. Graças a Deus a gente consegue conciliar isso tudo!
  

Spanta:Como você recebe a responsabilidade de ensinar as crianças da Escola de Música?
Caliquinho: Foi ficando uma coisa natural... Pra eles é mais facil ensinar. Não estão ainda com a cabeça preocupada com trabalho, com filhos... Eles saem direto dos estudos e vão pra aula de percussão, que é duas vezes na semana. Pra encaixar a música na cabeça da criança, ainda mais da comunidade, que já cresceu ouvindo isso, fica mais fácil.
Arrumamos uma didática muito boa, os próprios meninos da Escola ajudam nas aulas pra o pessoal que veio do asfalto, que não tem tanto molejo quanto eles. Então o pessoal tá pegando um ritmo maneiro e a bateria do Spanta está ficando excelente!


Spanta: E a Oficina de Percussão?
Caliquinho: A Oficina está sendo um sucesso total! Toda semana chegam ritmistas novos..  Acho que é porque nos outros lugares não têm tanta paciência como nós temos. E sabem que saindo bem, vai desfilar na bateria do Spanta, ou dependendo ainda vai pra bateria do Mocidade do Santa Marta e até mesmo pra São Clemente.


Spanta: Além de tudo isso ainda tem o Morro de Alegria. O que você acha do Festival?
Caliquinho: O festival é super legal. Os garotos se amarram! Quando é em outra comunidade, então... Aí que querem mostrar mais serviço! Querem mostrar tudo que sabem, tudo que aprenderam.. Olodum, Maracatu, Baião, Funk.. tudo misturado no samba.


Spanta: Nosso desafio pra você é o seguinte: São Clemente é a Fiel Bateria, Salgueiro é a Furiosa, a Portela é a Tabajara do Samba... Qual o apelido da Bateria do Spanta??
Caliquinho: Risos. Não sei. Sou Mestre, mas não gosto de pensar nada disso sozinho.. Gostaria da opinião das pessoas pra me ajudar a pensar num nome que represente nossa bateria...

Sei não, Caliquinho... Acho que essa ideia vai acabar em promoção!
Galera, bote a cabeça pra funcionar e aguarde que vem promoção por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário