quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Arruda prá Spantar o Mau-olhado


O Arruda, grupo de samba de raiz, foi criado em 2005 por cinco amigos moradores de Vila Isabel que tinham a intenção de promover rodas de samba e resgatar compositores como Noel Rosa, Cartola, Candeia, Monsueto, Zé Ketti, João Nogueira e outros baluartes do gênero. Hoje, o grupo é reconhecido pelo seu refinado repertório, composições próprias. seus nove integrantes: Gustavo Palmito (repique de mão), Fabão (tan-tan), Bubba (percussão), Marcelinho (rebolo), Popó (percussão), Paulo Zerbini (voz e pandeiro), Leandro Junior (violão), Armandinho do Cavaco (cavaquinho) e Maria Menezes (voz), vencedora da Mostra de Novos Talentos Carioca da Gema 2010.
O grupo foi batizado com este nome após os seus nove integrantes levarem um jarro com a planta, figas, uma carranca e olhos de boi para a roda que realizavam em frente à quadra da Mangueira, na barraca da Tia Zezé, para atrair bons fluidos, já que tinham constantes problemas devido à falta de estrutura do local. A partir deste dia, tudo transcorreu bem e os frequentadores criaram o ritual de colocar ramos de arruda atrás das orelhas e batizaram de “Pagode da Arruda”. Lá, eles ficaram conhecidos e, durante três anos, centenas de pessoas passaram a se reunir no local aos sábados à noite até o amanhecer. Em 2011, passa a se chamar apenas “Arruda”.
Por conta da alegria contagiante e batucada incomparável, se apresentaram em eventos fechados e casas de shows como: Dito & Feito, Gente Fina, Mistura Carioca, Teatro Odisséia, Centro Cultural Cartola, Terreirão do Samba, Choperia Brazooka, G.R.E.S Mangueira, Vila Isabel e São Clemente, no Rio, e Mercado Municipal, Bar Mangueira e Bar Salve Jorge, em São Paulo, entre outros. O grupo também agitou o evento da Secretaria Especial de Aquicultura e da Pesca, comandou a festa da Entrega da Chave do Carnaval, no Palácio da Cidade, ambos em 2009, além de inúmeros aniversários, casamentos e festas empresariais.
Outro ponto de encontro foi o Bar da Nalva, conhecido como Ladeirinha da Lapa. Todas as sextas, uma multidão subia as ruas para sambar. De lá, as apresentações semanais partiram para a casa de shows como Parada da Lapa, onde permaneceram por um ano e meio.
Atualmente, o grupo Arruda se apresenta no Bar da Boa, Centro Cultural Carioca, Restaurante Gabinete, Café Cultural Sacrilégio e Casa Rosa.
Neste ano, os amigos sambistas completam seis anos de união neste movimento que leva alegria e energia positiva.

Um comentário:

  1. adorei o Pagode do Arruda no Morro de Alegria foi d++++++++++++++++++++++++.Parabéns Spanta.

    ResponderExcluir