sexta-feira, 15 de abril de 2011

De bar em bar: a festa do prato mais tradicional do Brasil

Hoje começa a maratona de quitutes nos melhores barzinhos da Cidade Maravilhosa e dos quatro cantos do país. É a 4ª edição do Comida di Buteco, festival que resgata a verdadeira culinária brasileira de raiz, num passeio histórico que busca a influência dos portugueses, nossos colonizadores, e os índios nos ingredientes da nossa típica feijoada.

 Reprodução

Os 329 bares participantes do festival precisam mostrar que realmente sabem temperar uma boa feijoada, usando pelo menos um dos ingredientes básicos (feijão preto, carne seca, laranja ou farinhade mandioca) no seu petisco.

Só no Rio, são 31 botecos, como os estreantes Bar do Ferreira, Bar da Nalva, Boteco Colarinho, Armazém São Thiago e o Bar do David, no Morro Chapéu Mangueira, pacificado recentemente. A expectativa é que este ano o festival tenha um aumento de 30% no número de votos. Na última edição, o Comida di Buteco, criado há 12 anos em Belo Horizonte, recebeu 267 mil votos (!).


 Divulgação

Com o slogan "Eu Boteco, Tu Botecas, Nós Comida di Buteco", o prêmio de gastronomia acontece simultaneamente em 145 cidades do Brasil: Rio de Janeiro, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Ipatinga, Montes Claros, Uberlândia e Poços de Caldas (MG), Goiânia, Belém e Manaus.

O festival vai rolar até o dia 15 de maio. E para participar, é só ir a um dos barzinhos, pedir o petisco indicado e votar. O vencedor é escolhido a partir do julgamento popular mais o júri de especialistas, que analisam o sabor da comida, o atenimento, a higiene e a temperatura da bebida. Você pode conferir a lista dos botecos concorrentes aqui!

Um comentário:

  1. Só participam bares e restaurantes ou também os serviços de delivery como pedidosja?
    Como saiu o festival? Foi legal?

    ResponderExcluir