O ativista social Marcelo Yuka, a Visual Farm, o Canal Futura, o Grupo Eco, a ONG Visão da Favela, a Associação de Moradores do Santa Marta e outros grupos locais se juntaram para participar de uma mega intervenção urbana no Santa Marta, a "Humanize". A campanha defendeu a ideia de que o humano é o melhor que existe em nós. E ao humanizarmo-nos, a convivência com o outro e com a diferença será muito mais simples e harmoniosa.
A inciativa promoveu oficinas de criação e performance visual, VJ e vídeo mapping. Para quem não sabe, mapping é uma técnica de vídeo que usa a arquitetura como uma grande tela de projeção, onde a imagem aparece sem distorções em formas simples e nas mais variadas superfícies.
As intervenções urbanas audiovisuais aconteceram em vários pontos da comunidade. Tiveram intervenções interativas e mega projeções na arquitetura local, transformando as fachadas em obras de arte. Com o vídeo mapping as casas e fachadas ganharam diferentes cores e formas abertas para quem quisesse ver.
O Espaço do Grafitti Virtual inovou tanto no mundo das projeções quanto na cena da street art. Grafiteiros e artistas desenvolveram novas tecnologias e suportes de uma maneira bem simples. Eles usaram um tagtool, um computador e uma tablet (mesa e caneta digitais para desenho), um console de controle e um joystick. E foi assim que fizeram os desenhos virtuais projetados nas casas.
Dá uma olhada no making of de "Humanize", produzido pela Musique Filmes:
Visualfarm | Santa Marta from Musique on Vimeo.
Esse clipe e outras peças formam a campanha Humanize, uma criação do Canal Futura, no ar a partir de 20 de dezembro de 2010.
ResponderExcluir