sábado, 18 de dezembro de 2010

Cem anos de Adoniran Barbosa

Aqueles que acham que um samba dos bons existe apenas na história dos cariocas, provavelmente não conheceram as composições e melodias do paulista João Rubinato, apelidado de Adoniran Barbosa. Apesar de um de seus sambas mais famosos, Trem das onze, ter sido consagrado pelo carnaval do Rio, foi em São Paulo que o cantor e compositor se consolidou no samba.

Filho de imigrantes italianos de Veneza, Adoniran, com sua voz rouca, compunha e cantava o cotidiano dos paulistas, numa mistura de realidade e humor. Samba italiano, Torresmo à milanesa e Tiro ao Álvaro são exemplos de grandes sucessos do sambista.



E é neste ano de 2010, que já está nos deixando, que lembramos e comemoramos o seu centenário.

Seu talento foi descoberto em um concurso em que cantou Felicidade, de Noel Rosa, o que lhe rendeu um contrato pra trabalhar em uma rádio paulista. Foi lá que Adoniran iniciou sua carreira artística como ator, compositor e cantor.

O “poeta do povo”, como era chamado, esteve ainda ao lado de nomes consagrados da classe artística brasileira: musicou letras de Vinicius de Moraes, teve seus sucessos cantados por Elis Regina – uma grande amiga – e pelo grupo Demônios da Garoa, além de atuar em filmes como O Cangaceiro, de Lima Barreto.

 
Corinthiano do coração, grande contador de histórias, boêmio de muitas amizades e de uma personalidade singular, Adoniran faleceu aos 72 anos, deixando até hoje no samba brasileiro sua alma cativante e letras repletas de humor. Pra você que adora um samba, vale a pena conferir os divertidos sucessos desse grande artista brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário