segunda-feira, 20 de junho de 2011

Áurea, a diva da música popular brasileira

A cantora carioca Áurea impressiona com seu timbre aveludado e versatilidade no palco. Ela é quase uma diva do samba, considerada por muitos uma das melhores cantoras brasileiras da atualidade. Alguns de seus ilustres fãs são Elizeth Cardoso, Hermínio Bello de Carvalho, Zezé Gonzaga, Alcione e Beth Carvalho.

Sua carreira começou ainda nos anos 60 e sua história musical é de encher os olhos. Ela participou de festivais e song books de gênios como Chico Buarque (Atrás da Porta) e Tom Jobim (Se é por falta de adeus). Na década de 90, ela cantou lindamente a canção “Barranco”, de Nei Lopes e João de Aquino, no álbum “Bordões”, em celebração aos 50 anos de Aquino.

Reprodução

No novo milênio, 2003, ela lançou seu primeiro disco “Áurea Martins”, que contou com a participação pra lá de especial de Nelson Cavaquinho na faixa “Homenagem ao mestre Cartola”. O repertório contou com algumas joias da música popular, como Liberdade (Dona Yvonne Lara e Délcio Carvalho), Morro velho (Milton Nascimento), Cidade vazia (Baden Powell e Lula Freire), João Valentão (Dorival Caymmi) e Cidade vazia (Baden Powell e Lula Freire) e Peito vazio (Cartola e Elton Medeiros).

Alguns anos depois, em 2007, ela lançou o CD “Até Sangrar”, produzido por Hermínio Bello de Carvalho e coproduzido pelo pianista Zé-Maria Camilotto Rocha. Em 2009, foi consagrada com o “Prêmio da Música Brasileira” como melhor cantora na categoria MPB. No ano passado, ela lançou mais um álbum, “Depontacabeça”, numa comemoração aos seus 70 anos de idade e 50 de carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário