segunda-feira, 28 de junho de 2010

As festas juninas no Brasil


Atualmente, dá para comemorar o “São João”, como se diz no Nordeste, em todos os cantos do Brasil. A festa junina é o evento mais festejado depois do carnaval.

O mês de junho é a época em que se fazem as homenagens aos santos católicos São João, São Pedro e Santo Antonio com muito agito!

As festas juninas mais badaladas do país são as de Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco, que atraem milhares de pessoas do Brasil inteiro.

As comemorações nordestinas tem pratos típicos da região como bolo de macaxeira (mandioca) e canjica. No Norte, os pratos típicos são a tapioca e o beiju.

O bacana é perceber que cada região tem a sua particularidade. A dança das fitas, no Sul, ponto alto da festa, é uma herança portuguesa e espanhola. E em terra de gaúcho, o churrasco é sempre bem-vindo.

As marcas do Sudeste são: chapéu caipira, calça remendada e dente cariado, figura que surgiu no interior de São Paulo e Minas Gerais.

A maioria das comidas típicas vem desta região. Alguns exemplos deliciosos são o pé-de-moleque, batata doce, curau, quentão e algumas receitas com milho.

Por falar em quitutes caipiras, sabe o que vai rolar no Arraiá do Santa? Canjica, maçã do amor, bolo de fubá, cocada, algodão doce, casadinho e muito mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário