quinta-feira, 24 de junho de 2010
Entenda como a festa junina virou caipira!
O que tornou a festa junina “caipira” foi a ligação da folia com a agricultura. É por isso que a comemoração acontece na roça, a realidade rural do interior do país.
As roupas dos caipiras são inspiradas nas de camponeses e senhores de engenho. Os personagens da festa são padres, noivos, sinhazinhas e sinhozinhos.
A história das roupas remendadas tem muitas versões. Alguns acreditam que ideia de usar os remendos servia para igualar as classes sociais. Outros dizem que foi o personagem de Monteiro Lobato, popularmente conhecido como Jeca Tatu.
O homem simbólico que usava roupas velhas e rasgadas serviu para compor uma imagem preconceituosa da figura do caipira, que não é bobo como muitos pensam. Ele tem uma forma totalmente diferente de organizar seu pensamento e ver o mundo.
E o melhor: você não precisa ir muito longe para conhecer o verdadeiro “espírito capira”! Vai ter muita gente vestida à caráter no Arraiá do Spanta! As fantasias fazem a festa ficar muito mais colorida e são o toque especial no clima de arraiá!
Já sabe, é só montar uma bela fantasia caipira que encarne um personagem da roça, fazer uns remendinhos e tá pronto: ô visú bonito demais!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Porfavor voce poderia me dizer quais sao as referenciasdas suas afirmacoes
ResponderExcluir