sexta-feira, 25 de junho de 2010

Conheça um pouco mais das origens do nosso querido arraiá


As festas juninas são comemoradas no Brasil desde o século XVI. Foram os portugueses que trouxeram a folia ao país (leia mais aqui).

E os festejos herdados pelos portugueses são mais antigos do que pensamos. Eles são uma herança dos celtas, antes da cristianização da Península Ibérica, que coincide com o solstício de verão, quando o sol fica mais perto do Equador (!).

Além dos dias santos, os colonizadores aproveitavam para celebrar o início da colheita do verão europeu. As danças, as fogueiras e a comida sempre fizeram parte da festa. Os negros e índios se adaptaram logo às comemorações, que são parecidas com as de suas culturas.

Aos poucos, as festividades foram se espalhando pelo território brasileiro. E foi no Nordeste que o “espírito capira” se deu bem. Lá, as comemorações são acirradas, com concursos dos melhores grupos que dançam a quadrilha.

E pode comemorar: o Arraiá do Spanta traz casamento caipira, pescaria, correio do amor, jogo da argola, quadrilha e muitas outras brincadeiras divertidíssimas! Só falta você preparar a roupa caipira pra curtir o melhor “São João” dos últimos tempos! Vamos todos à carater que é muito mais divertido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário