domingo, 4 de julho de 2010

Curiosidades das iguarias caipiras


Você sabia que a canjica tem uma origem controversa? Para Antonio Geraldo Cunha ela vem do malaiala canja (canja de galinha). Já Gilberto Freire acredita que o milho é originário da América, vem do ameríndio Acanjic, papa de milho grosso cozido.

De acordo com Antenor Nascente, a pamonha vem do tupi pamu-hã, uma iguaria preparada com milho verde, temperado com açúcar e sal e cozido na folha do milho.

A tapioca vem do tupi tipi´oka, uma farinha da mandioca, conhecida em 1616 como tapioqua. E a mandioca tem sua origem numa lenda tupi e significa casa de Mani, uma indiazinha que morreu muito jovem.

O milho, símbolo dos festejos caipiras, vem da América Central, da língua taino, com o nome de mais (daí, maisena). O nome de milho foi dado pelos portugueses a partir da palabvra mil, por conta dos milhares de grãozinhos.

O coco, por incrível que pareça, não tem raízes no Brasil. O termo era referente a uma máscara que dava medo às crianças, em Portugal.

Quando Vasco da Gama chegou às Índias, os marinheiros viram pela primeira vez o cacho de frutos. Eles nomearam, por associação de aparência, de coco o "novo" fruto. E o nome passou para as outras línguas européias pelo português.

Já o delicioso pé-de moleque tem esse nome pela sua cor escura. Enquanto os outros eram feitos com farinha de trigo ou mandioca (brancos), ele era feito com açúcar mascavo ou rapadura e cravo pisado.

Fonte: Pé 360 Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário