sexta-feira, 9 de julho de 2010

Símbolos das festas juninas


Os símbolos da cultura popular estão muito presentes nos arraiás. Toda a festa junina tem uma fogueira. Ela traz proteção contra os maus espíritos e é um agradecimento pela boa safra da plantação. Cada santo tem a sua fogueira, sendo a quadrada de Santo Antônio, a triangular de São Pedro e a redonda de São João.

O pontapé inicial do arraiá caipira é dado pelos balões. Criados para reverenciar os santos da festa, eles agradecem aos pedidos. Hoje em dia, os balões não são mais usados, já que podem causar incêndios e graves acidentes.

O casamento caipira é uma encenação pra lá de engraçada. A noiva está grávida, o noivo aparece bêbado e tenta fugir várias vezes do altar. Ele é capturado pelo pai da noiva que usa uma espingarda e conta com o delegado e o padre para concretizar a cerimônia. Depois do casório, os noivos puxam a quadrilha.

A quadrilha surgiu nos salões da corte francesa com o nome de quadrille, mas a origem é inglesa e vem da dança campesine. Foram os portugueses que trouxeram a dança pro Brasil, bem como os vestidos rodados, os passos puxados na língua francesa e os agradecimentos aos santos.

Os fogos de artifício surgiram na China como forma de agradecimento pela colheita. Eles trazem proteção contra os maus espíritos e acordam São João com o estardalhaço. A purificação acontece no momento da lavagem dos santos, quando suas bandeiras são mergulhadas na água.

Geralmente, as simpatias trazem sorte no amor. Mas há outras em que se pode ganhar dinheiro, afastar o mau olhado e muito mais. Dá uma olhada aqui e aqui.

Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário