domingo, 4 de julho de 2010

A história das brincadeiras



A quadrilha é o momento mais esperado pra quem gosta de festa junina. Dançar ao redor fogueira é incrível e é um costume bastante simbólico.

O fogo representa o sol, que ilumina, aquece, purifica, cozinha alimentos, ajuda na confecção de armas e vestimentas, ou seja, é um elemento que traz tranquilidade e segurança.

Muitas das nossas supertições vem daí. Por isso, não podemos brincar com fogo, arrumar a lenha com o pé, cuspir na foguerira e por aí vai.

Na Antiguidade, a fogueira era acesa para celebrar a fertilidade da terra e ganhou uma representação para os católicos: o poder de espantar pragas agrícolas.

E há outras brincadeiras que fazem parte das festas juninas por todo o Brasil. Uma delas é o pau-de-sebo, competição na qual os participantes precisam escalá-lo até o topo, onde ficam prendas ou dinheiro.

Uma tradição caipira que sempre pintava no céu iluminado com bandeirinhas eram os balões, que traziam mensagens e pedidos a São João. Atualmente, são proibidos pelos perigos que podem causar.

Aos poucos, novas brincadeiras foram aparecendo, como a pescaria, quebra-pote, jogo da argola e muito mais! Cada região tem a sua especialidade. Mas o ponto alto, sem sombra de dúvidas, é maravilhoso casamento caipira.

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário