quarta-feira, 7 de julho de 2010

Dicas para organizar uma quadrilha


A quadrilha tem uma origem francesa (dá uma olhada aqui).É por isso que muitos dos passos da dança têm nomes que mais parecem franceses do que qualquer outra coisa.

As expressões francesas foram adaptadas ao matutês caipira que todo mundo adora. Conheça os passos mais importantes da quadrilha:

ANARRIÊ
(en arrière) - Os pares, ainda de mãos dadas, voltam em marcha-ré até o ponto em que estavam e se separam, ficando cavalheiros em frente às damas.

ANAVANTUR (en avant tout) - Cavalheiros tomam as damas e andam de mãos dadas até o centro do salão, encontrando-se com a fila da frente.

BALANCÊ COM SEUS PARES - Cavalheiro de frente para sua dama. Ambos fazem o balanceio, sem sair do lugar.

BEIJA FLOR - Os pares seguem até o meio do salão, as damas estendem a mão direita para o cavalheiro beijar.

TRAVESSÊ GERAL - As duas filas atravessam o salão ao mesmo tempo, cruzando-se no centro pela direita. Ao chegarem aos lugares voltam a ficar de frente para o par.

TRAVESSÊ DE CAVALHEIROS (travesser) - As damas ficam paradas e os cavalheiros atravessam o salão parando em frente à dama do outro par, cujo cavalheiro faz também o mesmo. Ao se encontrarem com as damas dos pares da frente, dâos-se os braços, fazem duas meias-voltas, indo depois para seus lugares.

SANGÉ (changê de dame) - Os cavalheiros rodam as damas pela sua esquerda, passando-as para trás e a cada sinal do marcador, largam as mãos das mesmas e vão pegar as da sua frente até chegarem aos pares certos.

PASSEIO DOS NAMORADOS - O par guia sai com sua dama pela direita, o par seguinte sai pela esquerda e os demais vão imitando. Quando se encontram novamente, formam uma fila única, depois uma roda no meio da sala.

CARACOL
- Os pares fazem fila indiana e a dama do par guia começa a marcha em direção ao centro do salão. Quando o caracol estiver bem unido, todos esperam a ordem do marcador.

CAMINHO DA ROÇA - Damas na frente, cavalheiros atrás, percorrem todo o salão, voltando aos seus lugares.

OLHA A CHUVA - Todos fazem meia volta, marchando em sentido contrário.

É MENTIRA - Nova meia volta. Continuam marchando em roda.

OLHA O TÚNEL - O par guia dá as mãos, levantando-as à altura dos ombros. O par próximo ao guia passa por baixo, e coloca-se ao lado, na mesma posição. Todos os demais pares fazem o mesmo.

CESTINHA DE FLORES
- As damas levantam os braços, passando-os por cima dos ombros com a palma das mãos para cima. Os cavalheiros que estão atrás seguram as mãos da dama e continuam a marchar.

DAMAS EM RODA - Os cavalheiros entram para dentro da roda sem largarem as mãos. Damas fazem a roda por fora e todos começam a rodar pela esquerda, procurando seus pares.

DAMAS AO CENTRO - Damas formam a roda e os cavalheiros outra, por fora. Rodam todos no mesmo sentido, para a esquerda.

CORTESIA - Os cavalheiros dão um passo para trás sem largar a mão da dama, ficando semi-ajoelhados. As damas dão duas voltinhas pela esquerda, os cavalheiros levantam-se e aguardam o próximo passo.

ARCO-ÍRIS - Damas passam a roda para a direita, ficando as duas filas rodando em sentido contrário.

ZEFINI (c'est fini) - Fim!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário