segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Bando de Teatro Olodum
O Bando de Teatro Olodum celebra 20 anos com a peça “Bença”. A estreia aconteceu no dia 5 de outubro no Teatro Vila Velha, em Salvador, na Baía de Todos os Santos. O espetáculo marca a volta do diretor Márcio Meirelles ao teatro e chega ao Rio no dia 10 de dezembro.
A peça conta com 2 músicos e 19 atores, dentre eles, Lázaro Ramos e figuras clássicas da cultura negra baiana, como Cacau do Pandeiro, Makota Valdina, Ebomi Cici, Mãe Hilza e Bule-Bule.
Segundo o jornalista Luiz Felipe Reis, colunista do Segundo Caderno do Jornal O Globo, “a montagem se inicia como num ritual, pontuado por cantos, coros, toques e gestos coreografados”.
Com muita percussão, surdos, tambores e até panelas de ferro, “Bença” traz elementos cênicos e dramáticos das tradições africanas. De acordo com Luiz Felipe Reis, o ritual do candomblé, por exemplo, é como uma ópera oriental.
Numa mistura de artesanato e tecnologia, os atores contracenam com depoimentos projetados em dois telões enormes nas laterais do espaço e outro no chão do tablado.
A peça é uma articulação entre o passado e o presente do Bando de Teatro Olodum, que resgata a cultura e as memórias populares, numa investigação sobre a passagem do tempo, o conceito de morte e a religiosidade.
Fonte: Jornal O Globo – Segundo Caderno
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário