domingo, 16 de janeiro de 2011

Jamelão

José Bispo Clementino dos Santos ganhou o apelido de Jamelão na época em que cantava e tocava em gafieiras. Conheceu a Estação Primeira de Mangueira bem novo e logo se apaixonou pela escola.

Consagrou-se como um dos maiores intérpretes de samba-enredo do carnaval carioca! O cantor, que não gostava de ser chamado de puxador de samba, foi a voz principal dos desfiles da verde e rosa durante nada mais, nada menos que 54 anos!

 Reprodução

Jamelão é um ícone do samba brasileiro! Já gravou músicas de renomados artistas como: Cartola, Silas de Oliveira e Mano Décio, Ary Barroso, Enéas Brites e Aluisio da Costa. Em 1972 lançou o LP "Jamelão interpreta Lupcínio Rodrigues", que foi um dos artistas que mais interpretou em sua carreira.

Suas paixões eram a Mangueira e o Vasco da Gama. O cantor morreu em 2008 e no dia de seu enterro o caixão foi levado em marcha fúnebre até a Marquês de Sapucaí... Uma linda homenagem a esse sambista que fez história na avenida do Rio!

Olha só esse vídeo com trechos do programa MPB Especial da TV Cultura (1973) exibidos pelo Radiola! Nada melhor do que o próprio Jamelão pra contar um pouquinho da sua vida no samba...



Nenhum comentário:

Postar um comentário