terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Monarco

Hildemar Diniz, grande compositor e sambista carioca, foi apelidado de Monarco ainda criança. E nessa época já tinha contato com a Portela, que logo reconheceu seu talento e o convidou para integrar a sua ala de compositores.

Reprodução

A paixão pela escola azul e branca é tamanha, que hoje Monarco é o líder da Velha Guarda e o diretor de harmonia da Portela! Apesar de nunca ter ganhado uma disputa de samba enredo, o sucesso do compositor é indiscutível!

Várias de suas músicas foram regravadas por grandes nomes da MPB, como Beth Carvalho e Paulinho da Viola.  Em 1999, à pedido de Marisa Monte, cantou ao lado da Velha Guarda da Portela pra produção do CD "Tudo Azul".

O reconhecimento internacional veio com o álbum "A voz do samba", um super lançamento no Japão. E em 2010 ele gravou o primeiro DVD de sua carreira: "Monarco: A Memória do Samba", com participação de grandes bambas como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, família Diniz e (claro!) a sua paixão, a Velha Guarda da Portela. A gravação faz parte do projeto da ONG Oficina do Parque pra preservar a obra do portelense.


Dá uma olhada nesse show do Zeca Pagodinho com participação de Nilze Carvalho, Dorina, Teresa Cristina e Juliana Diniz:




Esse aqui também é ótimo! O bamba portelense cantando com Moyseis Marques:





Fonte: Dicionário Cravo Albin

Nenhum comentário:

Postar um comentário