terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Silas de Oliveira

Grande compositor brasileiro, Silas fez história na Império Serrano e foi inclusive um de seus fundadores. O sucesso dos seus sambas-enredo é notável: de todos que compôs, 12 foram cantados no desfile da verde e branca.

 Reprodução

E os prêmios nem se fala! Foi consagrado campeão de vários carnavais, entre eles os de 1955/56 com os sambas ‘Exaltação a Caxias’ e ‘O Caçador de Esmeraldas’. A maioria de suas composições eram feitas em parceria com o seu grande amigo Mano Décio. A última parceria dos dois bambas foi com "Heróis da Liberdade", em 1969.

 
 Reprodução

O legado de Silas para o samba carioca foi muito importante! Não é a toa que ele é considerado um dos maiores compositores de samba-enredo de todos os tempos. Em 74, a Imperatriz Leopoldinense, que tem como madrinha a Império Serrano, desfilou com o enredo "Réquiem por um sambista, Silas de Oliveira", uma homenagem ao consagrado músico.

Os sambas de maior sucesso do artista foram "Aquarela Brasileira" (1964) e "Os Cinco Bailes da História do Rio" (1965), com Bacalhau e Dona Ivone Lara. Dá só uma olhada nesse show do Monobloco cantando "Aquarela Brasileira"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário