Reprodução
Só que com as obras da Av. Presidente Vargas em 1942, o espetáculo mudou de endereço e passou a ser realizado no Estádio São Januário. Em 1947, o local passou a ser na Av. Presidente Vargas. Cinco anos depois, começaram a ser montadas as arquibancadas pra galera poder assistir tudo de pertinho. Era só chegar e curtir o show das escolas de samba, ninguém pagava nada!
Reprodução
O evento passou a ser fechado com venda de ingressos pro público em 1961. Em 1974, por conta das obras do metrô, mudou novamente de lugar e passou a ser na Av. Presidente Antônio Carlos.
Só em 1978 que o desfile começou a ser realizado na Rua Marquês de Sapucaí. Na época, o governador Leonel Brizola encomendou a Oscar Niemeyer o projeto para um local definitivo pro espetáculo, já que até então as arquibancadas eram montadas apenas pro período do carnaval.
Reprodução
Foi aí que a Marquês de Sapucaí virou o grande palco das escolas de samba. A inauguração rolou no dia 02 de março de 1984 e passou a ser conhecido popularmente como "Sambódromo". Para quem não sabe, o nome oficial era Passarela do Samba.
No fim da década de 90, em 1997, o nome foi mudado para Passarela Professor Darcy Ribeiro, em homenagem ao idealizador do projeto. Mas o nome não "pegou" e o que prevaleceu foi bom e velho "Sambódromo"!
Passarela Professor Darcy Ribeiro? quem vai chamar assim o nosso tão querido Sambódoromo? Ainda bem que realmente não pegou ...
ResponderExcluirotimo texto !