segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Os palcos das escolas de samba!

Se você pensa que o desfile das escolas de samba sempre rolou na Sapucaí está muito enganado! Antigamente, os desfiles aconteciam no domingo de carnaval lá na Praça Onze, no Centro do Rio.

Reprodução

Só que com as obras da Av. Presidente Vargas em 1942, o espetáculo mudou de endereço e passou a ser realizado no Estádio São Januário. Em 1947, o local passou a ser na Av. Presidente Vargas. Cinco anos depois, começaram a ser montadas as arquibancadas pra galera poder assistir tudo de pertinho. Era só chegar e curtir o show das escolas de samba, ninguém pagava nada!

Reprodução

O evento passou a ser fechado com venda de ingressos pro público em 1961. Em 1974, por conta das obras do metrô, mudou novamente de lugar e passou a ser na Av. Presidente Antônio Carlos.

Só em 1978 que o desfile começou a ser realizado na Rua Marquês de Sapucaí. Na época, o governador Leonel Brizola encomendou a Oscar Niemeyer o projeto para um local definitivo pro espetáculo, já que até então as arquibancadas eram montadas apenas pro período do carnaval.

Reprodução

Foi aí que a Marquês de Sapucaí virou o grande palco das escolas de samba. A inauguração rolou no dia 02 de março de 1984 e passou a ser conhecido popularmente como "Sambódromo". Para quem não sabe, o nome oficial era Passarela do Samba.

No fim da década de 90, em 1997, o nome foi mudado para Passarela Professor Darcy Ribeiro, em homenagem ao idealizador do projeto. Mas o nome não "pegou" e o que prevaleceu foi bom e velho "Sambódromo"!

Um comentário:

  1. Passarela Professor Darcy Ribeiro? quem vai chamar assim o nosso tão querido Sambódoromo? Ainda bem que realmente não pegou ...
    otimo texto !

    ResponderExcluir