quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O carnaval de antigamente...

Foi em meados do século XVII que o carnaval chegou no Brasil, ainda muito influenciado pelas festas européias. Na França, a folia acontecia com desfiles urbanos, onde todos usavam máscaras e fantasias pelas ruas e saíam festejando por aí. Muitos personagens europeus atravessaram o Atlântico e foram incorporados pelos brasileiros, como o Rei Momo, os pierrots e as colombinas.

 Reprodução

Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e corsos (cortejos de automóveis) surgiram nessa época mas só se tornaram populares no início do século XX. O pessoal vestia suas fantasias, decorava os carros e saía pela cidade. E foi assim que surgiram os carros alegóricos! Com as marchinhas, o carnaval se popularizou ainda mais, atraindo um número cada vez maior de foliões!

A primeira escola de samba que deu o ar de sua graça foi a "Deixa Falar". Um ano depois mudou seu nome para Estácio de Sá. A partir daí apareceram novas escolas no Rio e em São Paulo, que começaram a se organizar em Ligas de Escolas de Samba e promover os primeiros campeonatos para escolher a mais linda e animada!

Fonte: Brasil Escola

Um comentário: