quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Délcio Carvalho

Filho de um saxofonista, o cantor e compositor Délcio Carvalho começou a carreira em conjuntos de baile e na orquestra Cícero Ferreira em Campos. Quando mudou-se pro Rio, participou de programas de calouros como o "Trem da Alegria" e "Pescando Estrelas", além de trabalhar como cantor de cabaré no subúrbio. Em 1968, teve o seu samba "Pingo de Felicidade" gravado pela cantora Christiane e no ano seguinte passou a fazer parte do grupo "Lá Vai Samba", com Rubens Confete e Caboclinho.

Crédito: Folha da Região

Ele entrou para a Ala de Compositores da Imperatriz Leopoldinense em 1970 e até hoje já lançou 6 discos. São eles: "Canto de um Povo" (1980), "Amar É Sofrer" (1988), "Afinal" (1996), o aclamado "A Lua e o Conhaque" (2000), com participações de Zezé Gonzaga e Zeca Pagodinho, além de "Profissão compositor"(2006) e "Délcio - inédito e eterno" (2007).

O músico é parceiro de Dona Ivone em muitas composições, como "Acreditar", "Alvorecer", "Nas Sombras da Vida", "Minha Verdade", "Samba Minha Raiz", "Sonho Meu", "Sorriso de Criança" e muitas outras. E além de compor ao lado de uma das maiores compositoras e cantoras de todos os tempos, Délcio fez parcerias com Wilson das Neves, Ivor Lancelloti, Noca da Portela, Nei Lopes e Elton Medeiros.

Uma palinha de todo o talento de Délcio Carvalho pra você...


Show de comemoração dos 35 anos da parceria entre Délcio e Dona Ivone Lara, no Teatro Nacional de Brasília (2010)

Fonte: Dicionário Cravo Albin

Nenhum comentário:

Postar um comentário