quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Toninho Geraes

O mineiro Toninho Geraes é um cantor, compositor, cavaquinista muito reconhecido no mundo do samba. Quando chegou na Cidade Maravilhosa, em 1979, frequentou os clássicos "pagodes da tamarineira", no Cacique de Ramos, junto com Arlindo Cruz, Almir Guineto, Jorge Aragão, Jovelina Pérola Negra, Mauro Diniz e Zeca Pagodinho. Foi lá que ele começou a ganhar um maior destaque e virou afilhado musical de Zeca. 


Toninho tem mais de 200 músicas gravadas, incluindo sucessos como "Mulheres", eternizado na voz de Martinho da Vila, "Seu Balance" e "Pago Pra Ver", interpretadas por Zeca Pagodinho, além de canções em discos de artistas como Beth Carvalho, Neguinho da Baija-Flor, Emílio Santiago e Bezerra da Silva.

O cantor foi homenageado pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira e ganhou discos de ouro e platina como reconhecimento à sua contribuição para a música popular brasileira. Atualmente, ele participa do "Renascença Samba Clube - Samba do Trabalhador", idealizado por Moacyr Luz. Toninho é também um dos fundadores do projeto. O músico já fez shows com Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Dona Ivone Lara, Dudu Nobre, Teresa Cristina e outros.

E por falar em show, dá uma olhada nessa apresentação de Toninho no Centro de Referência da Música, no Rio (2009):



Fonte: Portal Toninho Geraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário