Reprodução
Os cortejos se tornaram populares no início do século XX. As pessoas saíam fantasiadas usando máscaras por aí com os carros decorados na maior badalação! As marchinhas fizeram a folia urbana ficar ainda mais animada. Hoje, os blocos são a sensação do carnaval carioca!
Reprodução: Simpatia É Quase Amor (Riotur)
Os bailes de gala, precursores do carnaval moderno, eram puro luxo e glamour! Os primeiros bailes brasileiros aconteceram no Cidade Maravilhosa no final da década de 1830. Um dos mais famosos era o do Copacabana Palace, onde você encontrava as fantasias mais deslumbrantes! O auge foi nos anos 50 e 60.
Reprodução: Baile do Copacabana Palace 1954
O pessoal ficava no salão nobre até o sol raiar e não queria que a orquestra parasse de tocar de maneira nenhuma! A decoração era sempre linda e temática. Algumas cenografias que entraram pra história foram: "Caverna de Ali Baba", "Brasil Colonial", "Carnaval na África", "Uma Noite Medieval" e "Carnaval em Veneza".
Reprodução: Teatro Municipal
Outro point da elite carioca era o antigo Baile da Cidade, no Teatro Municipal, considerado o primeiro grande baile a ser oficializado em 1932. O evento multicolorido ganhou fama no mundo todo e contou com a presença especial de celebridades como o cineasta Orson Welles, que aproveitou pra filmar o baile pro longa “It’s All True”.
Reprodução: Baile de Carnaval do Teatro Municipa 1954
O ponto alto da festa era o Concurso de Fantasias do Municipal, que reunia milhares de curiosos loucos pra ver os artistas e socialites com suas fantasias luxuosas. Um personagem emblemático desse baile foi o “hors concours” Clóvis Bornay. O Baile da Cidade era todo filmado e parecia até o "Oscar do Carnaval'!
Nenhum comentário:
Postar um comentário