quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O antigo carnaval carioca

O carnaval carioca de antigamente era formado por um tripé: o desfile das escolas de samba, os blocos de rua e os grandes bailes, como os do Copacabana Palace e do Teatro Municipal. Enquanto as escolas faziam o "maior espetáculo da Terra", os blocos arrastavam multidões pelos quatro cantos do país.

 Reprodução

Os cortejos se tornaram populares no início do século XX. As pessoas saíam fantasiadas usando máscaras por aí com os carros decorados na maior badalação! As marchinhas fizeram a folia urbana ficar ainda mais animada. Hoje, os blocos são a sensação do carnaval carioca!

 Reprodução: Simpatia É Quase Amor (Riotur)

Os bailes de gala, precursores do carnaval moderno, eram puro luxo e glamour! Os primeiros bailes brasileiros aconteceram no Cidade Maravilhosa no final da década de 1830. Um dos mais famosos era o do Copacabana Palace, onde você encontrava as fantasias mais deslumbrantes! O auge foi nos anos 50 e 60.

Reprodução: Baile do Copacabana Palace 1954

O pessoal ficava no salão nobre até o sol raiar e não queria que a orquestra parasse de tocar de maneira nenhuma! A decoração era sempre linda e temática. Algumas cenografias que entraram pra história foram: "Caverna de Ali Baba", "Brasil Colonial", "Carnaval na África", "Uma Noite Medieval" e "Carnaval em Veneza".

Reprodução: Teatro Municipal

Outro point da elite carioca era o antigo Baile da Cidade, no Teatro Municipal, considerado o primeiro grande baile a ser oficializado em 1932. O evento multicolorido ganhou fama no mundo todo e contou com a presença especial de celebridades como o cineasta Orson Welles, que aproveitou pra filmar o baile pro longa “It’s All True”.

Reprodução: Baile de Carnaval do Teatro Municipa 1954

O ponto alto da festa era o Concurso de Fantasias do Municipal, que reunia milhares de curiosos loucos pra ver os artistas e socialites com suas fantasias luxuosas. Um personagem emblemático desse baile foi o “hors concours” Clóvis Bornay. O Baile da Cidade era todo filmado e parecia até o "Oscar do Carnaval'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário