domingo, 27 de fevereiro de 2011

A história das máscaras!

As máscaras começaram a ser usadas no Ocidente, lá na Grécia Antiga, todos os anos, nas festas de Dionísio, o deus do vinho e da fertilidade. Reza a lenda que foram essas festividades que deram origem ao carnaval.

Reprodução: Dionísio

O vinho demora 3 meses meses pra ficar pronto e, assim que se abriam os barris, eram feitas as comemorações, onde a pessoas bebiam, cantavam e dançavam. Todos usavam máscaras e acreditavam que Dionísio estava ali presente entre eles.

 Reprodução: Máscaras Africanas

Em culturas consideradas primitivas da América, África e do Oceano Pacífico, as máscaras são usadas em cerimônias religiosas. Os materiais usados na confecção delas são naturais: tem de madeira, palha, barro, concha, pluma, fibra, pele de animal, tecido, pedra, espiga de milho e muito mais.

Reprodução: Máscaras Indígenas

Em algumas tribos indígenas, por exemplo, os índios usam as máscaras para curar doenças, rituais para expulsar os maus espíritos ou até em ritos de passagem para a vida adulta e casamentos. Hoje, vemos as máscaras em festas como o Dia das Bruxas e, é claro, no CARNAVAL, a maior festa popular do país.

Reprodução: Máscaras de Carnaval

Fonte: ColadaWebCultura

2 comentários: